Outras lojas virtuais passaram como um trator por cima das suas vendas e você ficou sem reação nessa Black Friday?
É..infelizmente nada pode ser feito pelo que já passou, porém sempre ha como tirarmos lições de situações como essa.
Neste conteúdo vamos destacar 3 erros graves que lojas virtuais novatas cometem em épocas de grandes volumes no ecommerce.
CHEGOU A SEMANA DA BLACK FRIDAY, E AGORA?:
Um erro comum é a de querer desenvolver campanhas sem planejamento prévio. Fazer tudo em cima da hora, acreditando que qualquer ação vai trazer resultado, embalados na expectativa de sucesso de vendas do setor ou de concorrentes.
Para entender a importância do planejamento prévio é preciso entender o calendário do ecommerce. Olhando para o calendário, você consegue perceber que para estar alinhado com as principais datas do ecommerce, sua loja precisa planejar ações com pelo menos 3 meses de antecedência (em caso de equipes mais enxutas, com antecedência ainda maior).
Pense que para estar apto para conquistar vendas nestas datas especiais do ecommerce você precisa entender os processos como um conjunto de ações:
AÇÃO 1:
Criar a campanha e entender quais condições serão aplicadas aos produtos;
AÇÃO 2:
Desenvolver uma linha de identidade que comunique de maneira única as acoes da sua loja;
AÇÃO 3:
Criar posts prévios despertando interesse nas redes sociais;
AÇÃO 4:
Alterar banners e front da loja;
AÇÃO 5:
Criar os cupons de desconto ou até mesmo cadastrar produtos novos e kits especiais para cada ação;
Entendeu?
AUMENTO O VALOR DO PRODUTO UMAS SEMANINHAS ANTES DE CHEGAR NA BLACK FRIDAY (HE HE HE)
Entendendo que sua loja depende de compras realizadas por pessoas, e estas pessoas para terem a intenção de comprar algo, antes irão dispensar um tempo para entender o que você faz, o que você vende e como você se relaciona com seus leads (pessoas interessadas na compra) e PRINCIPALMENTE vão comparar os seus produtos e preços com outras lojas.
Nesse processo de pesquisa, o cliente é imerso em um universo de Remarketing, anúncios, mail marketing e diversas outras maneiras de capturar a atenção dele, para que ele decida comprar por outro meio, e não pela sua loja virtual.
Entende agora como fica claro que seu público só compra da sua loja após ter sido inundado de anúncios e emails de possíveis concorrentes?
Tentar “lucrar” oferecendo condições pouco atrativas ou até mesmo enganosas, justamente nesse momento de pesquisa, só fortalece a falta de interesse dos seus possíveis clientes, por isso esteja atento aos sinais que o seu público dá sobre suas vendas e acima de tudo, OFEREÇA ALGO VERDADEIRO.
COMO NÃO POSSO COMPETIR COM OUTRAS GRANDES EMPRESAS, PREFIRO NÃO FAZER NADA.
Em um mundo onde grandes players do ecommerce faturam milhões e investem ainda mais em marketing, você realmente acha que não fazer nada é a melhor opção?
Grandes empresas sempre existirão em qualquer segmento, porém, elas nunca terão o que os pequenos negócios tem, que é a PERSONALIZAÇÃO.
Estamos vivendo um momento onde as pessoas preferem atendimento personalizado, com maior cuidado, cautela, segurança, justamente pela possibilidade de receber um atendimento melhor, um produto feito a mão, embalado e enviado pela mesma pessoa, ou seja…feito quase como se fosse exclusivamente para aquele cliente.
Entender seus pontos fortes em comparação com outras empresas é primordial para que sua loja virtual se destaque e conquiste um publico recorrente.
Espero que este conteúdo ajude a entender que nada dá muito certo ou muito errado por acaso e que o ecommerce é um setor que ainda tem muito a ser explorado.